Kaio Bauer, farmacêutico da marca de cosméticos capilares Ervas Naturais, comenta sobre o efeito de diferentes princípios ativos nos variados tipos de cabelo.
Dados da pesquisa realizada no Brasil apontam que 32% das mulheres apresentam pontas ressecadas no cabelo, apontado como um dos maiores problemas capilares, juntamente com a oleosidade. Sendo assim, é preciso sempre prestar atenção no tratamento que é feito, pensando tanto na saúde da raiz e do comprimento do cabelo.
O Brasil apresenta grande variedade de tipos de cabelo, representando um país que exige diferentes composições de produtos para tratar os fios. Kaio Bauer, farmacêutico da marca de cosméticos capilares Ervas Naturais, afirma que algumas substâncias surtem mais efeitos em determinados tipos de cabelo. “Para saber qual produto seus fios exigem é necessário primeiro conhecer seu tipo de cabelo, seja ele liso, ondulado ou cacheado”, explica o especialista.
O farmacêutico comenta que a composição dos produtos da marca é feita com base nas necessidades dos fios, pensando no problema que o cabelo apresenta imediatamente, além de ponderá-los com os tipos de cabelo. “É por esse motivo que existem linhas diferentes de tratamento capilar, cada uma delas é direcionada para o problema que seu cabelo apresenta no momento, além de ser rica em compostos que auxiliam a manter a saúde dos fios”, ressalta Kaio.
Os cabelos lisos exigem substâncias capazes de proporcionar boa elasticidade e hidratação, porque são esses aspectos que conferem um brilho saudável para os fios. Para isso, é importante apostar em extratos vegetais, como de rosa e girassol, para a nutrição profunda e no ácido hialurônico para reconstrução da característica elástica do fio, mais sensível no cabelo liso. A linha de cabelos lisos da marca Ervas Naturais “Meus Cuidados – Aryane Steinkopf” conta com Ácido Hialurônico, Blend de Extratos Vegetais, como Óleos de Girassol, Crambe e Abacate.
Já o cabelo ondulado exige compostos que auxiliam no controle do frizz e confira a suavidade da hidratação aos fios. Sendo assim, são utilizados óleos vegetais, como de macadâmia, que confere ao cabelo o toque aveludado, e a manteiga de karité, que ajuda a controlar fios rebeldes, moldando melhor o cabelo ondulado. A linha Fios e Cachos, produzida pensando nos cachos leves, é rica em óleos como Macadâmia e Manteiga de Karité.
Por fim, os cabelos cacheados e crespos, os quais 70% da população possui, são beneficiados por compostos que possuam Vitamina E, como manteiga de coco. Substâncias derivadas do coco conferem nutrição intensa, que proporciona brilho aos fios e diminuição de frizz, fator muito importante para a modelagem de cabelos cacheados e crespos. A linha Cachos e Crespos, último lançamento da Ervas Naturais, que abrange cachos de curvatura 2B a 4C, é rica em Manteiga de Coco e Extratos de Algodão e Chia.
“Quando falamos de substâncias que beneficiam o cabelo, é preciso sobrepesar o estado atual dos fios e o que você deseja alcançar, sempre lembrando que tudo demais faz mal. Não adianta investir em hidratações excessivas porque isso pode resolver o problema de pontas ressecadas, mas aumenta as chances de uma base oleosa”, finaliza Kaio.